sexta-feira, 15 de julho de 2016

Brexit brasileiro: São Paulo, Pernambuco e Região Sul separados do Brasil? É o que desejam movimentos separatistas. Saiba mais!!


Com a saída do Reino Unido da União Européia após consulta popular, dia 24 de junho, os movimentos separatistas brasileiros ganham força e também pensam em mudanças territoriais no Brasil. Já existem movimentos atuantes em São Paulo, no Sul e até no Nordeste. Saiba mais!!

Dia 2 de outubro paulistas terão plebiscito extra-oficial pela independência de São Paulo do Brasil
Brexit brasileiro

Dia 2 de outubro o estado de São Paulo já tem um plebiscito extra-oficial agendado para que os paulistas opinem sobre o estado se tornar independente do Brasil. No mesmo dia, a região Sul organiza consulta similar. 

No Nordeste, Pernambuco também já tem data para sua marcha separatista, será 6 de março de 2017, quando será comemorado os 200 anos da Revolução Pernambucana, de 1817. 


Região Sul também fará plebiscito dia 02 de outubro sobre separação da região do país
Os eventos são organizados, respectivamente, pelo Movimento São Paulo Livre, O Sul é Meu País e pelo Grupo de Estudos e Avaliação de Pernambuco Independente. As consultas não têm efeito legal e são financiadas pelas próprias entidades, mas sem dúvida acendem a discussão sobre a divisão territorial do país.


República de Pernambuco

Inspirado na Revolução Pernambucana, o Grupo de Estudos e Avaliação de Pernambuco Independente defende o aumento a eficiência e combate à corrupção na administração pública, diminuição dos impostos e reforma do sistema tributário, além de melhorias em políticas sociais principalmente na saúde e educação.

Divergências culturais e econômicas motivam o movimento emancipacionista, que defende a criação da República de Pernambuco, com moeda própria. “Não há nada no Brasil que nos segure dentro dele. Nem o idioma nos une, pois há tantos dialetos que quando vamos a outro estado brasileiro, não nos sentimos em casa", afirma o separatista pernambucano Jonas Correia Filho, 30 anos, professor de karatê e escritor.



Separar o Brasil é a solução?

Na verdade estas discussões separatistas são bem antigas e ganharam força com a saída do Reino Unido da União Européia. A questão é: isso é bom para o país? Esta é a saída para os problemas, ou apenas um idealismo egoísta de quem se acha superior e autosuficiente para excluir o que, em sua visão, não lhes interessa?

Acho que o Brasil pode ser mais forte com os brasileiros unidos. Somos uma nação plural, um país rico e abundante, "gigante pela própria natureza".

Particularmente, sou contra a separação. 

#SomosTodosBrasileiros

E você, o que pensa sobre o assunto?

CN News By Marcia Cruz

Copyright © 2015 Revista Conexão Nordeste
| Distributed By Gooyaabi Templates