sábado, 4 de junho de 2016

Típica no Nordeste, as quadrilhas têm origem na França e ganham jeito nordestino de ser


As quadrilhas juninas são típicas no Nordeste e já se tornaram tradição em todo o país como dança típica dos festejos juninos. Mas, de acordo com os historiadores, a origem da dança é francesa. Saiba mais!!

Origem e influencia européia

De acordo com historiadores, a festividade foi trazida pelos portugueses, no período colonial, e nessa época havia uma grande influência das culturas portuguesa, espanhola e francesa. Mas, garantem, foi da França que veio essa dança.


“Os nobres franceses começaram a dançar quadrilha no século 18. E a dança era bem diferente há 400 anos. A quadrilha era dançada em formato de quatro pares, daí o nome ‘quadrille’, um de frente para o outro”, conta a pesquisadora Eleonora Leal.

Jeito nordestino de ser

No Brasil, o jeito de dançar foi mudando com o passar do tempo e, no Nordeste, ganhou o toque caipira do nordestino, que tem a ver com a terra, agricultura e colheita. Com a alegria e colorido das roupas e decoração que marcam os festejos juninos por todo o Nordeste.

Mesmo com algumas características peculiares de cada região, e com o desenvolvimento das quadrilhas, que transformaram-se em companhias de dança que competem por premiações cada mais acirradas a cada ano, a dança é uma das grandes expressões culturais do Nordeste.




“Antes, as roupas eram bem mais simples. Hoje é tudo mais luxuoso.”, conta a aposentada Adalgisa Lobato, que trabalha como costureira da quadrilha, que produz fantasias que custam até mais de R$ 600.

Anarriê!! Alavantú!!

Da "quadrille" do século 18, na França, até os dias atuais no Nordeste, fica somente uma certeza: a dança veio para ficar e já é tradição nordestina.

E se depender de eventos como o Nordestão de Quadrilhas (da Rede Globo) e Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, e portais como Quadrilhas.Com, essa tradição ainda vai durar por longos e longos anos.



A gente agradece!! Anarriê!! Alavantú!! Termos da origem permanecem, mas no jeito nordestino de ser, é claro!!

Aprecie a seleção que fiz para você curtir aqui na CN!!



















CN News By Marcia Cruz


Copyright © 2015 Revista Conexão Nordeste
| Distributed By Gooyaabi Templates