sábado, 9 de junho de 2012

Lançamento do maior evento mundial do chocolate, Salon du Chocolat, aconteceu nesta terça, 5, em Salvador. O evento acontecerá de 2 a 8 de julho. Saiba mais!

Diego Badaró e Durval Libânio, organizadores do evento
Maior evento especializado em cacau e chocolate do mundo, o Salon du Chocolat da Bahia, programado para os dias 2 a 8 de julho deste ano, em Salvador,  foi lançado na última terça-feira, 5 de junho, na Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, com a presença do governador Jaques Wagner, e representou um marco para a cacaicultura baiana.


“É um grandioso evento internacional, que acontece nas maiores cidades do mundo, e agora, pela primeira vez, será sediado num país produtor de cacau”, disse o secretário da Agricultura do Estado, Eduardo Salles, durante o lançamento do Salon du Chocolat em São Paulo, que reuniu dezenas de jornalistas dos maiores veículos nacionais e convidados, no restaurante Mangiare Gastronomia, na Vila Leopoldina.


O evento foi organizado pelo coordenador do Salon, Diego Badaró, e o presidente da Câmara Setorial Nacional do Cacau e do Instituto Cabruca, Durval Libânio, com apoio e participação dos governos estadual e federal, por intermédio das secretarias da Agricultura (Seagri), do Turismo (Setur) e de Relações Internacionais (Serin), além Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac).
Autoridades baianas prestigiaram o evento de lançamento
do Salon do Chocolat, que acontecerá de 2 a 8 de julho
No cardápio, pratos tipicamente baianos, muitos deles regados a chocolate com alto teor de cacau. Prestigiaram o evento personalidades como o chef Edinho Engel, a estilista Luciana Galeão e os músicos Carlos Eládio (do grupo Os Panteras) e Peu Meurray, além de produtores de cacau como Ângelo Calmon de Sá, Henrique Almeida, João Tavares, João Bernardo e Pedro Magalhães, a vereadora Olívia Santana, o secretário estadual do Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, o chefe de gabinete do governador, Edmon Lucas, Jairo Vaz, Superintendente de Política de Agronegócio da SEAGRI (Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária), Luiz Alberto Petitinga, da Secretaria da Fazenda, Estela Ferraz, diretora da Seagri, João Carlos Oliveira, chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo, Cristiane Gouveia, da Secretaria de Relações Internacionais,  Isidoro Lavigne, presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, José Vivaldo de Mendonça Filho, diretor executivo da CAR, Guilherme Galvão, da Associação dos Produtores de Cacau, e Joelson Ferreira de Oliveira, do Assentamento Terra Vista.



Eduardo Salles: evento vai consolidar a tradicional
região do cacau baiano e avançar em novas áreas
O melhor do mundo 


Salles afirmou que o Estado vai “consolidar a tradicional região do cacau, no sul da Bahia, e avançar em outras áreas como o oeste, extremo sul e Chapada Diamantina, que já estão plantando, tendo condições, a médio prazo, de dobrar a produção e até mesmo fazer com que a Bahia deixe de importar cacau”.


O secretário ressaltou a qualidade do cacau produzido na Bahia, já premiado, por duas vezes consecutivas, no Salon du Chocolat de Paris como o melhor cacau do mundo. “Podemos também ter o melhor chocolate do mundo, e é isso que vamos mostrar aos principais chocolatiers internacionais que estarão na Bahia”.


Evento prevê a presença de 15 mil pessoas no Centro de Convenções


A programação do Salon du Chocolat da Bahia envolve visitas técnicas a fazendas em Ilhéus (dias 2 e 3 de julho), para os participantes conhecer como o cacau baiano é produzido. Nos dias 4 e 5 será realizado o I Fórum Internacional do Cacau e Chocolate, em Salvador, no Palácio Rio Branco, tendo como tema o futuro do cacau.


Entre os dias 6 e 8 de julho, no Centro de Convenções, o evento será aberto ao público, que poderá conhecer toda cadeia produtiva do cacau/chocolate, desde a produção de amêndoas até as principais chocolateiras mundiais, passando pelos melhores chocolatiers artesanais. O ingresso custará R$ 20.


A expectativa é que aproximadamente 15 mil pessoas visitem o CCB e participem da programação, que inclui shows, desfiles e demonstrações gastronômicas, entre outras atividades, sempre tendo como estrela o chocolate.
Copyright © 2015 Revista Conexão Nordeste
| Distributed By Gooyaabi Templates