sexta-feira, 11 de maio de 2012

Secretários de Agricultura do Nordeste reivindicam recursos ao BNDES para ações estruturantes


Preparar o semiárido para a convivência com a seca e minimizar os problemas no futuro foi a preocupação manifestada por oito secretários de estados do Nordeste, o de Minas Gerais e o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), Eduardo Salles, em reunião, nesta semana, no Rio de Janeiro, com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.


Os secretários reivindicaram recursos não reembolsáveis para ações estruturantes para o semiárido nordestino. “Não viemos pedir carros-pipa nem cestas básicas, pois as questões emergenciais já estão sendo tratadas pelos governos dos Estados junto aos Ministérios da Integração Nacional e Desenvolvimento Agrário”, disse Salles, que é secretário da Agricultura da Bahia. “Parabenizo os secretários por esta atitude de pensar a longo prazo”, disse o presidente do BNDES.


Os secretários nordestinos reivindicaram ao BNDES, quarta-feira passada (9), recursos para financiar programas de inclusão produtiva e de retenção de água. Uma nova reunião será marcada rapidamente para que o banco anuncie os valores que serão disponibilizados e os projetos prioritários para cada estado.


Ainda na sede do BNDES, aconteceu uma reunião de trabalho com Laudemir Muller, secretário de agricultura familiar do MDA; Caio Rocha, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, e Silvio Porto, diretor da Conab.


Laudemir informou que a Bolsa Estiagem de R$ 400,00, em cinco parcelas de R$ 80,00, começa a ser paga e que só precisa que os agricultores familiares que tem DAP e não estão no programa Garantia Safra se cadastrem no Cadastro Único da União para ter acesso ao benefício.


Eduardo Salles solicitou ao MDA a doação de milho do estoque daquele ministério, cerca de 2,5 mil toneladas, para agricultores familiares do nordeste em situação de extrema pobreza. “Sabemos que essa quantidade é mínima, mas que seja doada imediatamente”, disse.

Copyright © 2015 Revista Conexão Nordeste
| Distributed By Gooyaabi Templates